Último final de semana, de 23 a 25 de agosto no Clube Hípico de Santo Amaro!
VOLTAR

LUCA GOZZANI

Italiana

LUCA GOZZANI

Um italiano nascido em Empoli, cidadezinha de 50 mil habitantes na Toscana, Luca Gozzani, 37 anos, trabalha no grupo desde 2007 e trouxe para o Brasil a tradição mediterrânea com uma pitada de criatividade e modernidade.

Filho de mãe alemã e pai italiano, não foi surpresa quando Gozzani, ainda criançam resolveu entrar para a gastronomia. O chef adorava ajudar na cozinha e recebeu a primeira influência da avó paterna, Domenica, que trabalhava como cozinheira em uma pousada da Toscana. Aos 15 anos, entrou para o Istituto Professionale Alberghiero Di Stato Bernardo Buontalenti, escola de nível superior em Florença, onde aprendeu sobre culinária, administração hoteleira e confeitaria. Este foi o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Em 1996, pouco depois de concluir a formação, foi convidado para trabalhar, por até 15 horas por dia, na restaurante Enoteca Pinchiorri, em Florença, cotado com três estrelas máximas no Guia Michelin. Gozzani também se aventurou na cozinha do triestrelado Don Alfonso, em Sorreto. Um ano e meio depois, preferiu voltar para o Enoteca Pinchiorri na função de subchef. Foi lá que teve o primeiro contato com Rogerio Fasano. O restaurateur viajava pela Itália em busca de alguém competente para assumir a cozinha do novo empreendimento no Rio de Janeiro, Fasano Al Mare.

Em sua primeira visita ao Brasil, Gozzani se apaixonou pelas paisagens e clima tropical. Já no comando da cozinha do Fasano Al Mare, o chef tentava equilibrar a inovação e modernidade de seu menu com a tradição do Fasano, já  conhecida e aprovada pelos clientes. Ele conseguiu. Aos poucos os pratos foram aceitos e não saíram mais do cardápio. A aposta era em frutos do mar. Carpaccio de polvo, salada caprese com tomate demi-sec envolto em mussarela de búfala, pesto e presunto de parma e tamboril assado em lardo de Colonnata acompanhada por creme de ervilha foram algumas das sugestões do chef.

Após seis anos comandando o restaurante na capital fluminense, em 2012, Gozzani foi escolhido para se o chef do restaurante Fasano em São Paulo. A estreia já vem com sabor de vitória. O Fasano ganhou o título de “excelente” cozinha e manteve as três estrelas pelo Guia Brasil 2013. Descobrir o segredo da cozinha da Gozzani é impossível, já que o chef não segue as receitas ao pé da letra. O que é garantido é a presença do azeite. Todos os pratos produzidos levam um toque do ingrediente.

 

COMPRAR INGRESSO

Parceiros