2019 - Clube Hípico de Santo Amaro
VOLTAR

Brigadeiro tradicional em três texturas

Serve:

Duration: eg Prep 1.5hr Cook 10mins

Nível de dificuldade: Fácil

Ingredientes

Ingredientes da massa de brigadeiro 1250g de leite condensado 145g de chocolate em barra (60% cacau), picado 60g de cacau em pó 145g manteiga extra sem sal

Textura 1 – brigadeiro de colher
Rende: 20 porções de 50 gramas

Modo de fazer
Adicione todos os ingredientes em uma panela de alumínio com fundo grosso. Acenda o fogo baixo e mexa com um batedor de arame (fouet), por cerca de 5 minutos, até incorporar todos os ingredientes. Aumente para fogo médio, troque o fouet pela espátula de silicone e mexa por mais 8 minutos, até chegar ao ponto do brigadeiro de colher.
Desligue o fogo e utilize o fouet para mexer novamente o brigadeiro, por mais 2 ou 3 minutos.
Transfira 400g dessa preparação para uma GN pequena untada com manteiga sem sal e leve à geladeira por 30 minutos.

Textura 2 – brigadeiro enrolado
Rende: 30 brigadeiros
Ingredientes adicionais:
150 gramas de raspas de um bom chocolate ao leite
40 forminhas marrons número 4

Modo de fazer
Volte a massa que ficou na panela para o fogo e continue o cozimento do brigadeiro por 8 minutos, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e bata a massa com fouet mais 2 a 3 minutos. Transfira 400g da dessa preparação para uma GN pequena untada com manteiga sem sal e deixe esfriar na geladeira por 30 minutos. Quando estiver frio, pegue pequenas porções de massa, enrole com as mãos untadas com manteiga sem sal, passe nas raspas de chocolate ao leite e coloque em forminhas de papel plissado número 4.

Textura 3 – bala de brigadeiro
Rende: 40 balas
Você vai precisar de: 40 retângulos de papel manteiga de 9cmx8cm

Modo de fazer
Volte a massa restante para o fogo e continue mexendo com a espátula, em fogo baixo, até dar ponto de bala, cerca 3 minutos. Bata a massa com o fouet por um minuto Desligue o fogo e transfira a massa da bala para um tabuleiro untado com manteiga sem sal e leve à geladeira por 10 minutos para esfriar. Com uma colher de chá, pegue pequenas porções da massa, enrole com as mãos e embale em papel manteiga.

Ingredientes

Ingredientes da massa de brigadeiro 1250g de leite condensado 145g de chocolate em barra (60% cacau), picado 60g de cacau em pó 145g manteiga extra sem sal

Parceiros