Último final de semana, de 23 a 25 de agosto no Clube Hípico de Santo Amaro!
VOLTAR

Coalhada fresca

Serve: 3 a 4 pessoas

Duration: 6 horas

Nível de dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 litro de leite tipo B
  • 2 colheres (de sopa) de coalho

Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente, 45°C. Não dispondo de um termômetro, proceder da seguinte maneira: colocar o dedo no leite e contar até dez; em se suportando a temperatura, este será o ponto ideal para fazer coalhada.

À parte, diluir o coalho em um pouco do próprio leite morno e juntar ao restante. Mexer bem airando com uma concha, da seguinte forma: mergulhar a concha no leite, levantá-la e, do alto, verter o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repetir o procedimento algumas vezes. Colocar em um ou mais recipientes (de preferência) de cerâmica ou louça, tampar e envolver com um pano grosso, para manter o calor.

Deixar repousar por 2 horas, no verão, e por 3 horas, no inverno, sem mexer. Após coalhar, levar à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de consumir. Coalho (em árabe Raubi), é uma porção de coalhada extraída de outra, feita anteriormente. Outra opção é usar, como coalho, iogurte natural. Neste caso, porém, nas primeiras vezes a coalhada ficará mais ácida.

Type copy in here

Ingredientes

  • 1 litro de leite tipo B
  • 2 colheres (de sopa) de coalho

COMPRAR INGRESSO

Parceiros