2019 - Clube Hípico de Santo Amaro
VOLTAR

JIQUITAIA

Brasileira

Comandado pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, o Jiquitaia é um restaurante de cozinha brasileira variada onde a prioridade é a qualidade dos pratos servidos. Unanimidade na crítica especializada, com apenas seis anos de vida, o Jiquitaia já acumula prêmios e indicações como melhor almoço executivo e segundo melhor “Bom e Barato” pelo suplemento Comer e Beber da Veja SP, melhor custo benefício em cozinha brasileira de acordo com a Época São Paulo, segundo melhor restaurante brasileiro de acordo com Veja SP e Epoca SP, segundo colocado na eleição de chef do ano do guia da folha, Bib Gourmand do guia Michelin, entre outros. O ambiente bonito e confortável, o atendimento gentil e direto (sem afetações, sem rituais desnecessários), as boas cartas de vinhos e cachaças e as excelentes caipirinhas formam o cenário ideal para uma cozinha que ora se inspira em (ou mesmo somente executa simples e magistralmente)  pratos tradicionais da gastronomia brasileira, ora se vale de técnicas de outras cozinhas para valorizar ingredientes brasileiros . Frutas e legumes rigorosamente selecionados, peixes frescos comprados diariamente, carnes de excelente procedência compõem o mis en place do chefe, que executa as receitas com a paixão e o rigor necessários. O resultado são pratos deliciosos como o nhoque de banana da terra com carne seca, o arroz de pato no tucupi, a moqueca baiana, a bochecha suína com pamonha e pimenta de cheiro, os peixes frescos e variados, escoltados por deliciosos acompanhamentos elaborados dos melhores vegetais.


O irmão caçula do restaurante, com apenas dois anos, o bar do Jiquitaia está localizado no andar superior do restaurante e é onde petiscos e coquetéis preparados com maestria ressaltam o melhor dos ingredientes brasileiros.  São exemplos disso o chips de jiló, o sanduíche de rabada defumada, o torresmo e a coxinha de frango caipira, receitas de uma simplicidade ímpar, mas que quando bem executados se tornam memoráveis.
Se engana quem acha que a qualidade da comida apresentada aqui sobressai a inventividade empregada na carta de drinks, parte essa comandada pela sócia e irmã do Marcelo, Carolina Corrêa Bastos com consultoria de Danilo Nakamura que nos traz coquetéis diferenciados, mas que celebram brasilidades em seus componentes, como o “Si hay coentro soy contra” bebida que leva gin, limão, coentro e cerveja de cupuaçu ou o “Mandasour” que é composto por cachaça envelhecida em jaqueira, mate, mel de mandaçaia e limão. Não a toa, o bar conquistou o prêmio de “Bar Revelação” pela Comer e Beber da Veja SP em seu ano de abertura.

Location

Jiquitaia:

R. Antônio Carlos, 268 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-010

Vista:

Av. Pedro Álvares Cabral 1301 8o Andar dentro do MAC USP – Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050

 

Parceiros