2019 - Clube Hípico de Santo Amaro
VOLTAR

TUJU

Contemporânea

“Se queres ser universal, começa por pintar tua aldeia.” Essa frase de Tolstói foi e continua sendo a inspiração e a essência do Tuju.

Localizado no coração da Vila Madalena, o restaurante comandado por Ivan Ralston carrega até no nome o conceito de sua proposta gastronômica. Tuju é o nome de um pássaro presente na Mata Atlântica, comum no Estado de São Paulo e é justamente por isso que ele dá nome ao restaurante de cozinha contemporânea paulistana.

No Tuju, Ivan e sua equipe criam pratos que homenageiam os diferentes encontros de imigrantes que só uma cidade como São Paulo pode propiciar, com o acolhimento de tantas comunidades. É por isso que em muitas criações nota-se a influência das culturas japonesa, italiana, espanhola, judaica e até mesmo de outras partes do Brasil como norte, nordeste e sul.

Apesar de toda essa mistura, o Tuju pesquisa e trabalha com ingredientes locais, promovendo o trabalho de dezenas de pequenos produtores no Estado de São Paulo. É a convergência da influência de outros lugares do mundo com o que é produzido localmente que faz da cozinha do Tuju contemporânea e, ao mesmo tempo, paulistana.

Em 2018, o Tuju conquistou sua segunda estrela Michelin e, com isso, está investindo cada vez mais em pesquisa. Diariamente são feitos no restaurante inúmeros testes com diferentes ingredientes locais e as mais de 200 espécies de PANCs (plantas alimentícias não convencionais) cultivadas no próprio local – toda vegetação do Tuju é comestível. E é desta pesquisa que saem os 4 menus sazonais (12 etapas) e os 10 menus de mercado (mensais, 5 etapas) que o restaurante propõe a cada ano.

A essência criativa do Tuju também se estende para as bebidas servidas no restaurante. Seu bar oferece drinques autorais, elaborados com as PANCs cultivadas no restaurante; e sua carta de vinhos também privilegia a localidade, com uma seleção cuidadosa de vinhos brasileiros, além de rótulos que representam diferentes localidades ao redor do mundo. O mesmo cuidado é dedicado ao atendimento das 11 mesas do salão.

Parceiros